Autoconhecimento é fundamental para o trabalho em equipe, diz especialista
Uma das preocupações atuais das empresas é ter uma equipe de profissionais diversificada. Ter colaboradores que pensam e agem de maneira diferente estimula a criatividade e a inovação, fatores considerados fundamentais para que os negócios sejam competitivos no mercado.
Entretanto, não basta apenas que estas
pessoas trabalhem juntas. É necessário que os profissionais se
respeitem e entendam que as diferenças são positivas para o
desenvolvimento do trabalho. É o que afirma o consultor da Muttare,
Daniel Maldaner.
O especialista explica que o trabalho em
equipe exige que o profissional se conheça. Ele aconselha que uma
maneira de trabalhar o autoconhecimento é questionar a si próprio, para
entender quais são as razões que levam a um comportamento não adequado,
que prejudicam o desenvolvimento do trabalho.
“É importante se perguntar: O que eu
vejo nas outras pessoas que me incomoda? Quando uma opinião divergente é
colocada em discussão qual é a minha reação? Por que em determinada
situação eu tive raiva? São questionamentos necessários”, explica.
Trabalho em equipe
Para Maldaner, entender como os profissionais reagem às situações é fundamental para o trabalho em equipe, pois dependendo de como um colega age ou responde, ele pode acabar com as ideias e a capacidade de pensar do outro.
Para Maldaner, entender como os profissionais reagem às situações é fundamental para o trabalho em equipe, pois dependendo de como um colega age ou responde, ele pode acabar com as ideias e a capacidade de pensar do outro.
“Dizer eu não concordo com você é a
mesma coisa de falar que a minha ideia é melhor do que a sua. O ideal é
que a pessoa consiga enxergar que a visão do outro não é errada, mas
sim, diferente”, afirma.
De acordo com o consultor, nas empresas
onde os funcionários não conseguem entender este conceito, o trabalho se
torna desmotivador.
Papel do líder
Mas não basta apenas o autoconhecimento, o gestor tem um papel fundamental neste processo. Segundo o especialista, cabe a ele avaliar como as relações de trabalho estão sendo construídas entre a sua equipe.
Mas não basta apenas o autoconhecimento, o gestor tem um papel fundamental neste processo. Segundo o especialista, cabe a ele avaliar como as relações de trabalho estão sendo construídas entre a sua equipe.
Além disso, ele tem de saber orientar o
profissional que não sabe trabalhar em conjunto, por meio de feedbacks e
outros tipos de ferramentas.
“Dentro das empresas, o que notamos é a
famosa 'lavação de roupa suja'. Colocar os profissionais frente a frente
para debater e tentar diminuir a tensão não funciona. Não adianta
tentar esvaziar o copo quando ele está para transbordar”,
ressalta. Maldaner acredita que o trabalho tem de ser diário e cabe ao
líder, juntamente com os seus profissionais, trabalhar para que as
relações sejam saudáveis.
Fonte: Info Money

Nenhum comentário:
Postar um comentário