A cultura organizacional das
organizações está mudando. Está mudando em razão da necessidade de poder ser
mais competitiva, mais pró-ativa, tendendo a um maior nível de comunicação
informal do que formal, em função da necessidade das pessoas interagirem,
sentirem-se mais próximas uma das outras.
A cultura organizacional surge
como uma maneira de se conhecer, de forma mais profunda e abrangente, a
complexidade da organização, para daí desenvolver-se planos, programas e
projetos efetivos de comunicação, integrados ao planejamento estratégico da
comunicação organizacional. É, a partir da análise da cultura organizacional
que os profissionais de comunicação buscam as ferramentas para “falar” no mesmo nível de expectativa do público interno. Gerou atitude, você comunicou; não gerou você
simplesmente informou. A comunicação só se
efetiva a partir do momento em que o público interno entenda, deseje, aceite,
participe e desempenhe um comportamento que gere a mudança proposta pela
organização. A comunicação, portanto, exige credibilidade e comprometimento,
tendo o poder de criar valores, impulsionando a organização para frente.
O sucesso de uma organização
depende das habilidades de comunicação entre todos os funcionários. A
organização que "ouve" seus funcionários como um caminho para mostrar
suporte e aceitação, que entende e detecta as diferenças de percepção entre os
indivíduos, ocasiona um ambiente mais aberto e este ambiente faz com que os
funcionários tenham maior satisfação e produtividade na empresa.
Fonte:
Revista Comunicação Empresarial . Edição 31

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