segunda-feira, 4 de junho de 2012

Problemas no Trabalho


Comentários ácidos, fofoca, implicância, olhares tortos sem explicação. Tudo isso e muito mais pode estar presente em alguns ambientes de trabalho onde as pessoas não estão se dando muito bem.
O problema é que, no ambiente profissional, a prioridade deve ser o trabalho bem feito, e não problemas emocionais mal-superados. Certos tipos de comportamento podem trazer problemas não só para quem o pratica, mas para todo um grupo de pessoas.

Dicas para você lidar com situações profissionais desagradáveis:
É uma simples implicância? Nesse caso, procure manter-se flexível e paciente. Se realmente estiver afetando a qualidade do seu trabalho.

Tenha uma conversa franca, mas delicada, explicando o que incomoda e perguntando quais as dificuldades em fazer o trabalho. Se não resolver, foque nos seus deveres profissionais.
- Avalie a necessidade real de conversar com o chefe ou departamento de Recursos Humanos da empresa sobre o colega de trabalho. Irresponsabilidade com prazos, mentiras, atitudes racistas ou muito radicais podem ser motivos sérios que justifiquem a atitude.
Respeito e humildade valem para chefes, colegas, parceiros, fornecedores e subordinados. Todo mundo gosta de ser bem tratado!

4 posturas para você evitar no trabalho
Enfrentar (“bater de frente”) ou competir com o colega de trabalho. Isso só gera atritos que vão virando uma bola de neve.
Fofocar ou ajudar a espalhar boatos. Isso não é justo, não é construtivo e só vê um dos lados da história. Fique de fora!
“Achismos” em geral. Aprenda a expor o que realmente está acontecendo de maneira objetiva.
- Falar em momentos inapropriados ou sem certeza. Seja direto e exercite a sua sensibilidade para saber quando calar.

Não se esqueça que as atitudes são uma via de mão dupla. Fique atento também ao seu comportamento com as pessoas – você pode se surpreender!

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