quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Cursos Técnicos estão em alta


Alunos de curso técnico em mecatrônica trabalham em oficina do Senai / Renato Stockler / Folhapress

Não é preciso entrar na faculdade para começar a vida profissional. Os cursos técnicos são opções de capacitação prática para estudantes do Ensino Médio público ou privado que buscam uma rápida inserção no mercado de trabalho.


Para garantir a habilitação profissional, as aulas técnicas fogem da dinâmica teórica usada no Ensino Médio. Na modalidade técnica, os alunos se deparam com atividades de simulação em laboratórios ou em ambientes reais da profissão.
Ao colocar a mão na massa, o estudante também tem a possibilidade de conhecer de perto a carreira. Com isso, ele consegue reafirmar sua escolha antes de entrar na faculdade.


Um diploma de nível técnico pode proporcionar salários mais altos do que um de nível universitário, de acordo com pesquisa feita em 18 Estados pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
Segundo o estudo, a remuneração média de profissionais em começo de carreira em 21 áreas técnicas.
Em Pernambuco é de R$ 2.465, é maior que a de médicos que entram no mercado de trabalho no Estado.
A pesquisa mostra ainda que o curso técnico garante um aumento considerável do salário quando o profissional ganha experiência no mercado.

De acordo com o Senai, nos últimos 12 meses, o mercado de trabalho gerou 1,04 milhão de postos de trabalho para pessoas com nível técnico.

Para incentivar a formação desta mão de obra, o Ministério da Educação firmou no mês passado parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) para a realização de cursos técnicos profissionalizantes.

No ano passado, a presidente Dilma Rousseff disse que o governo investirá cerca de R$ 24 bilhões até 2014 na capacitação de jovens e adultos com cursos técnicos.

Em todo o país, apenas 6,6% da educação hoje é voltada para a formação de profissionais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário