quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Falar é fácil...e ouvir?

Não há coisa melhor do que alguém que nos escute. E, se é bom ser escutado, também é ótimo ouvir! Pena que são poucas as pessoas que se dispõem a se interessar pelo que o outro tem a dizer… Porque tudo na vida é uma troca, já reparou? Assim como você quer a atenção do colega ao lado, ele também deseja o mesmo. Não dá para se fazer ouvir sem se predispor a escutar. Quando alguém dirigir a palavra a você, olhe a pessoa no fundo dos olhos e, por um instante, esqueça o que acontece ao redor para se entregar ao que será dito. Depois você retoma seu ritmo.
Um minuto que você dedica ao próximo transforma o seu dia – e o da pessoa também. Sem falar que quando somos incapazes de ouvir passamos a imagem de que só o que pensamos é relevante. Quanta ingenuidade!
William Shakespeare escreveu: “Dê a todas as pessoas seus ouvidos, mas a poucas a sua voz”. É isso: saiba ouvir em silêncio para acolher o que o outro tem a dizer. Quem ouve o próximo nunca sai de uma conversa do mesmo jeito que entrou. Sai melhor! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário