segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Pratique a arte de Ouvir para ser Ouvido



Ouvir o outro tem se tornado cada vez mais uma arte praticada por poucos. O dia-a-dia dinâmico e apressado que vivemos nos deixa sem tempo para os relacionamentos e até um tanto egoístas onde todos querem falar.Tenho sentido falta de conversas descompromissadas, do diálogo informal e do diálogo profissional onde há uma troca de experiências.
Sentimos necessidade em expressar, falar, ser ouvidos… E quanto a ouvir? Ouvir no sentido de se interessar pelo o que o outro fala, silenciar o tempo necessário e não no sentido de ouvir simplesmente - o que não acontece sempre - ou ouvir atenciosamente articulando uma crítica ou argumento contra o que foi dito, justamente quando a outra pessoa só precisa ser ouvida.
Pense como gostaria de ser ouvido e exercite: Olhe nos olhos de quem está falando, tenha paciência, respeite opiniões adversas às suas, acolha, incentive emocionalmente sem ter a pretensão de solucionar o problema, o que é simples para você pode não ser tão simples para o outro, encoraje, tenha interesse pelo assunto.
O que você imagina ser uma perda de tempo poderá ser um incentivo para a resolução de problemas seus, pois quando ouvimos compartilhamos sentimentos e experiências semelhantes ao do outro, exercitando um processo de identificação e assimilação de nós mesmos.Demonstre apoio mesmo que a solução não dependa de você e lembre-se de que não é à toa que temos uma boca e dois ouvidos, então ouça mais e fale menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário