domingo, 9 de setembro de 2012

Você já aprendeu a Ser Feliz?


Se você perguntar para as pessoas qual o seu principal objetivo na vida, a maior parte delas dirá que a finalidade é simplesmente ser feliz. Faz sentido. Uma pessoa feliz fica de bem com a vida, torna-se maior do que os seus problemas, encontra o equilíbrio e a paz necessária para aproveitar o máximo da vida, dia após dia. O grande problema é que 90% das pessoas condicionam a felicidade à realização de algum objetivo.
Funciona mais ou menos da seguinte forma, começando pela adolescência. Quando meu corpo se desenvolver, eu serei feliz. O corpo se desenvolve, mas chega a época do vestibular. Então, quando eu entrar na faculdade, eu serei feliz. Já na faculdade, sente-se a falta de um carro. Mas assim que eu comprar um, serei feliz. Só que o que eu queria não era entrar na faculdade, e sim sair dela. Então, assim que me formar, serei realmente feliz. Ou melhor, quando arrumar o meu emprego. E me casar. E tiver um filho. Quando eu me aposentar, aí sim serei feliz! Mas antes preciso ver um neto nascer… E assim a vida passa.
Qual será o grande equívoco que faz tanta e tanta gente desperdiçar a vida correndo atrás de algo que não cessa nunca?
O segredo é que, primeiro deve-se ser feliz, e só depois conquistar os objetivos. Não existe um caminho para a felicidade, a própria felicidade é o caminho.
Como escreveu Carlos Drummond de Andrade:
“A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário