quinta-feira, 1 de maio de 2014

Tenha cautela ao usar as palavras!



Atualmente tenho convivido com frequência, com pessoas que não tem "papa na língua", que não se preocupam se estão machucando o outro ou não...levo a crer que se torna um hábito tão comum em algumas pessoas que elas não percebem o quanto são pesadas e inconvenientes. 
É fácil criticar os outros e fazer com que se sintam diminuídos. Difícil é incentivar as pessoas a fazer com que se sintam bem. Isso exige esforço e talvez não seja tão instigante quanto espezinhar o colega. A realidade é: muitos se alegram diante do desânimo do outro. E poucos se compadecem com problemas alheios. Portanto, antes de fazer comentários maldosos (por mais que a intenção seja descontrair o ambiente), coloque-se no lugar da outra pessoa e responda: você gostaria que ela fizesse o mesmo com você? Pense bem…

Se a resposta for não, então prefira ficar quietinha no seu canto. Porque uma única palavra pode ferir — e muito. Basta enfrentarmos um período mais delicado para nos sentirmos frágeis. Então tenha compaixão. Na próxima vez que cutucar a ferida de alguém,  veja se o que vai apontar faz algum sentido. Discurso solto e sem nenhum valor construtivo tem aos montes por aí. Ninguém precisa ouvir mais um, concorda? Como disse o escritor Oscar Wilde : “Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo”.  Vamos ter mais cautela ao usar as palavras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário