terça-feira, 6 de maio de 2014

Torradas queimadas




Quantas vezes cobramos a perfeição nas pessoas e coisas ao nosso redor. No dia de hoje trago uma mensagem para que possamos compreender que nem sempre tudo será como gostaríamos e que precisamos compreender as pessoas e fatos.

Reflitam!!

Quando eu ainda era uma adolescente, passei uma temporada na casa de meus tios em Palmares que não tinha filhos e minha tia gostava de fazer um lanche, tipo café da manhã, na hora do jantar.
E eu me lembro especialmente de uma noite, quando ela fez um lanche desses, depois de um dia muito duro de trabalho.
Naquela noite, minha tia pôs um prato de ovos, linguiça e torradas bastante queimadas, defronte ao meu tio.
Eu me lembro de ter esperado um pouco, para ver se ele notava o fato. Tudo o que meu tio fez foi pegar a sua torrada, sorrir para minha tia e me perguntar como tinha sido o meu dia, na escola.
Eu não me lembro o que respondi, mas me lembro de ter olhado para ele lambuzando a torrada com manteiga e geleia, e engolido cada bocado.
Quando eu deixei a mesa naquela noite, ouvi minha tia se desculpando por haver queimado a torrada. E eu nunca esquecerei o que ele disse:
Amor, eu adoro torrada queimada...
Mais tarde, naquela mesma noite, quando fui dar um beijo de boa noite em meu tio, eu lhe perguntei se ele tinha realmente gostado da torrada queimada.
Ele me envolveu em seus braços e me disse:
Pequena(que era assim que ele me chamava), sua tia teve um dia de trabalho muito pesado e estava realmente cansada... Além disso, uma torrada queimada não faz mal a ninguém.
A vida é cheia de imperfeições e as pessoas não são perfeitas. E eu também não sou o melhor marido, empregado ou cozinheiro!
* * *
O que tenho aprendido através dos anos é que saber aceitar as falhas alheias, escolhendo relevar as diferenças entre uns e outros, é uma das chaves mais importantes para criar relacionamentos saudáveis e duradouros.
Desde que eu e sua tia nos unimos, aprendemos, os dois, a suprir um as falhas do outro.
Eu sei cozinhar muito pouco, mas aprendi a deixar uma panela de alumínio brilhando. Ela não sabe usar a furadeira, mas após minhas reformas, ela faz tudo ficar cheiroso, de tão limpo. Eu não sei fazer uma lasanha como ela, mas ela não sabe assar uma carne como eu.
Então pequena, se esforce para ser sempre tolerante, principalmente com quem dedica o precioso tempo da vida, a você e ao próximo."
"As pessoas sempre se esquecerão do que você lhes fez, ou do que lhes disse. Mas nunca esquecerão o modo pelo qual você as fez se sentir."
Não ponha a chave de sua felicidade no bolso de outra pessoa, mas no seu próprio.
Procure ver pelos olhos de Deus e sinta pelo coração Dele. Você apreciará o calor de cada alma, incluindo a sua.
As pessoas poderão se esquecer do que você lhes fez, ou do que lhes disse. Mas nunca esquecerão o modo pelo qual você as fez se sentir.
Gastamos muito tempo e muitas energias nos importando com coisas pequenas, pequenos aborrecimentos, que não levam a lugar algum.
Acabam, sim, sempre nos fazendo mal, estragando o dia, que tinha tudo para ser tão proveitoso, se houvéssemos escolhido o caminho da compreensão, da paz. Que tenhamos estas duas virtudes muito bem construídas no coração.
Trace planos, estabeleça objetivos que compreendam a empatia e a caridade em sua vida, e perceba que os bons resultados, na forma de felicidade intensa, virão imediatamente.


Queridos amigos!! Precisamos trabalhar a nossa empatia e caridade com as pessoas. Talvez o dia da pessoa com quem você se relaciona tenha sido pesado, com muitos problemas, nem tudo é perfeito. Então a trate com empatia, com caridade, com amor. Se formos capazes de nos tratarmos assim será muito mais fácil lidar com as pessoas e com as situações e a felicidade virá instantaneamente. 

Poderíamos estender esta lição para qualquer tipo de relacionamento: entre marido e mulher, pais e filhos, irmãos, colegas e com amigos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário