Desenvolvimento Organizacional,
a
gestão do conhecimento e o capital humano
Falamos muito sobre Gestão. Porque esta palavra
está tão “up” no vocabulário
empresarial?
Sentimos que no
mercado está havendo uma demanda para tomadores de
decisões e que tais
decisões buscam ser compartilhada com a equipe, que por sua vez, o gestor quem
orienta e trata tais resultados, ora decididos.
O conhecimento é a
transformação dos dados em informação, de forma trabalhada
e utilizada, compõe a base do conhecimento, além de agregarmos toda a vivência
obtida ao longo do tempo.
Neste panorama, a gestão do
conhecimento é um mecanismo encontrado pelos profissionais que direcionam o
desenvolvimento organizacional para tratar as diversas
fontes de informações
e transformá-las em resultados, a partir de “melhores práticas”.
Hoje, com o advento da tecnologia o conhecimento não é
mais um segredo, como chamava a uns anos atrás de “pulo do gato”. Todas as informações, ou boa
parte delas, ficam sob uma gestão tecnológica e esta gera um melhor controle.
Aprender as teorias e técnicas não é muito difícil, pois
com a chegada da globalização e a internet, as informações estão disponíveis a qualquer tempo.
O mais importante é saber como, onde e o momento oportuno de usar o
conhecimento. Esta é sim a grande vantagem competitiva que se tem numa gestão
de negócios.
No cenário atual as
organizações tornam-se bastante dependente das gestões e da
tecnologia, porém,
jamais poderemos deixar de reconhecer e valorizar o capital
humano.

Nenhum comentário:
Postar um comentário