quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Talentoso ou esforçado?


Para se destacar no mercado de trabalho o talento é mais importante que o esforço e a dedicação? 
Hoje em dia, fala-se muito que é preciso ter talento e paixão pelo que faz, mas pouco se discute o quanto a vida profissional exige esforço e resiliência para lidar com as frustrações e cenários nem tão positivos assim. A construção de uma carreira de sucesso vai muito além dos slogans que estamos acostumados a ouvir, exige do profissional uma boa dose de dedicação e paciência para lidar com a rotina, com os problemas e algumas mudanças não desejadas. 
Dúvidas, erros e comprometimento fazem parte da história dos melhores profissionais que conheço e que gostam muito do que fazem. Os maiores líderes de empresas são profissionais mais do que talentosos, que se esforçaram e imprimiram muita dedicação em suas carreiras. Afinal, em um ambiente com tantas pessoas talentosas que às vezes têm talentos tão similares, o comprometimento faz muita diferença. 
É claro que o ideal é a combinação de talento e esforço, no entanto, talento sem esforço pode levar à arrogância ou pouca ação de fato. Já o esforço sem talento pode levar a importantes aprendizados e valiosos resultados. Para identificar, fortalecer e aprimorar talentos é preciso muito esforço e dedicação. Contar com a certeza que o talento será visto e valorizado sem esforço é deixar de ser protagonista da própria história. 
Por fim, deixo a dica de Gilberto Dimenstein: Na construção de carreira e da vida de forma geral é preciso que haja dedicação e uma vontade genuína de querer aprender. Não há talento que se mantém se não estiver aliado a um constante esforço da nossa parte. É importante que o jovem em início de carreira busque o sucesso naquilo que faça sentido para ele e ouça apenas um bom conselho: ‘Não leve em conta conselhos de quem te mostra caminhos fáceis. Não há atalhos.’”



Nenhum comentário:

Postar um comentário