domingo, 14 de julho de 2013

Escolha Ser Feliz!!



E a felicidade, onde ela está? Ela realmente existe? Nós a desejamos, lutamos por ela, invejamos aqueles que a possuem. Acreditamos que seja indefinível e efêmera, que seja só uma questão de ficar mais rico, mais magro, mais velho ou mais jovem, casar-se ou divorciar-se, ter um bebê ou uma babá, encontrar um bom emprego ou livrar-se de um ruim…
Mas o tipo de felicidade do qual estou falando – o tipo que está na sabedoria e não desaparece quando as coisas ficam difíceis – está ao nosso alcance e não tem custo algum. É um recurso natural – e é seu por direito.
Há pessoas que já nascem sorrindo, mas a maioria de nós tem que batalhar por isso. O que requer aprender algumas técnicas novas e desaprender alguns velhos hábitos mentais – mas as boas novas da ciência e da psicologia revelam que o humor é maleável e a felicidade é sua, por escolha.
Descobertas recentes em psicologia, neurologia e química – com o suporte de práticas orientais como a meditação – revelaram que a felicidade é atingível. Sabemos hoje que o cérebro pode mudar. Os cientistas chamam esta descoberta de neuroplasticidade, uma ideia revolucionária que ajudou a promover – junto com a psicologia positiva – uma ciência da felicidade.
Queremos saber como funciona a felicidade. Por que a felicidade parece, às vezes, tão fora de alcance? Quando a minha felicidade se torna a dor do outro? Felicidade é um destino ou uma escolha, o que nos fará felizes? E, finalmente, num mundo com tanta revolta, incerteza, luta e injustiça, como poderemos ser profundamente felizes? Que definição de felicidade é suficiente para abranger todas essas questões?
Bem, sabe-se que cada um de nós nasceu com um nível genético para designar a nossa felicidade. Os especialistas o chamam de Bem Estar Subjetivo (B.E.S.). Sendo assim, a ideia de inferno para você pode ser a de paraíso para mim.
A vida é muito complexa, nós sabemos muito, há muita dor para ser satisfeita. Não podemos ter uma ideia ingênua do que é ser feliz e ser humano.
Naturalmente, há dias em que um emprego é só um emprego, e as discrepâncias profissionais (salários, políticas corporativas, oportunidades, etc…) não podem ser negadas, mas cuidar do nosso próprio trabalho ao invés de ficar se comparando com os outros nos faz mais felizes.
No final das contas, felicidade é uma escolha – a moldura através da qual escolhemos enxergar a vida. Quanto maior a moldura, mais vívida a pintura. Quanto mais nos lembrarmos de que a vida é um presente – que tudo muda, e nós não estamos no controle – mais forte a nossa sensação de bem estar se torna. A felicidade pode resistir às adversidades da vida, só o que precisamos é de sabedoria.
Como diz uma das máximas sobre felicidade: se você quer ser feliz por uma hora, tire um cochilo; se quer ser feliz por um dia, saia para pescar; se quer ser feliz por um mês, case-se; se quer ser feliz por um ano, ganhe na loteria; mas se quiser ser feliz a vida inteira: faça alguém feliz.
Abrir-se as oportunidades fará com que a tão sonhada felicidade bata à sua porta! Certamente ela sempre esteve ali, apenas não foi devidamente enxergada.
Vá fazer alguém feliz agora mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário