“Ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade”. (Adolfo Vasquez)
Agir corretamente hoje não é só uma questão de consciência. É
um dos quesitos fundamentais para quem quer ter uma carreira longa e
respeitada. Em escolhas aparentemente simples, muitas carreiras
brilhantes podem ser jogadas fora. Atualmente, mais do que nunca, a
atitude dos profissionais
em relação às questões éticas pode ser a diferença entre o seu sucesso e
o seu fracasso. Basta um deslize, uma escorregadela, e pronto. A imagem
do profissional ganha no mercado a mancha vermelha da desconfiança.
Ser ético é uma característica fundamental. Cada vez mais as
organizações estão adotando o hábito de checar o passado dos candidatos a
alguma vaga. Quem tem a ficha limpa sempre terá as portas abertas nas
melhores empresas do mercado. Mas afinal, como é esse profissional?
Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem
prejudicar os outros. É ser altruísta, é estar tranqüilo com a
consciência pessoal. É também agir de acordo com os valores morais de
uma determinada sociedade.
Qualquer decisão ética tem por trás um conjunto de valores
fundamentais. Entre eles: ser honesto em qualquer situação, ter coragem
para assumir decisões, ser tolerante e flexível, ser íntegro, educado,
fiel, humilde e prudente.
Empresas não são apenas entidades jurídicas, elas são formadas por
pessoas e só existem por causa delas. Por trás de qualquer decisão, de
qualquer erro ou imprudência, estão seres de carne e osso. E são eles
que vão viver as glórias ou os fracassos da organização. Quanto mais uma
organização se destaca no mercado, mais se deve preocupar com as
relações éticas. Errar é humano, mas falhas éticas destroem carreiras e
organizações.
Para saber se uma empresa
é ou não ética é preciso verificar a maneira como ela se planeja e cria
soluções para evitar deslizes e problemas. Prevenção é a palavra de
ordem em qualquer organização que valorize a ética nos seus negócios e
no ambiente de trabalho.
Ética gera questões extremamente delicadas e, na maioria das vezes,
de foro íntimo. Não existe uma receita universal, pronta e completamente
eficaz para resolver essas questões. A decisão sempre varia de pessoa
para pessoa, de consciência para consciência. Cada um tem seus limites,
impostos por suas crenças e pelas leis, e deve seguí-los.
O que fazer para andar com um pouco mais de segurança nesse terreno nebuloso? Eis algumas estratégias:
Ø Não faça nada que não possa assumir em público.
Ø Avalie detalhadamente os valores da sua empresa. Certifique-se de eles combinam com os seus.
Ø Trabalhe sempre com base em fatos. Não julgue baseando-se em suposições.
Ø Avalie os riscos de cada decisão que tomar. Meça, cuidadosamente,
as conseqüências do seu ato em relação a todos os envolvidos.
Ø Uma empresa ética exige não apenas produtos e serviços de
qualidade, mas também de conteúdo ético: recolher impostos, remunerar
dignamente, preservar a ecologia, o meio ambiente, interagir com
lealdade e participar da comunidade.
Ø Saiba ouvir. É aconselhável ouvir mais do que falar, especialmente em se tratando de reclamações e consultas de clientes.
Ø Trabalhe bem com os temas polêmicos: todas as promessas ao cliente
com relação a atendimento e prazos, inclusive as mais informais, devem
ser rigorosamente cumpridas.
Ø Evite rivalidades. É necessário cultivar boas relações dentro e fora das equipes.
Ø Nunca se esqueça que ninguém negocia com empresas, mas com as
pessoas das empresas. O caráter da empresa é o caráter que seus
empregados têm.
Ø Evite clientelismos, privilégios e deixar vazar informações.
Também é ético assegurar-se de que as informações foram claras,
completas, transparentes e bem recebidas pelo outro.
Ø Não fume onde esta prática é proibida e apresente-se sóbrio ao trabalho.
Ø Planeje suas ausências no ambiente de trabalho, sempre que possível, de modo a permitir fluxo normal das responsabilidades.
Ø Demonstre interesse pelo próprio desenvolvimento, participando de
reuniões, encontros e eventos de formação, treinamento e
desenvolvimento.
Ø Seja pontual em termos do horário de trabalho. Observe políticas, normas e procedimentos.
Ø Zele pelo bom nome da empresa. Comunique-se, relacione-se, aja de forma irrepreensível, dentro e fora da organização.
Ø Aja de modo participativo, compartilhado, de modo que um problema
em qualquer ponto da organização seja responsabilidade de todos e de
cada um.
Ø Tenha moral elevado e contribua para manutenção do clima de trabalho em alto nível.
Ø Zele pelo bom nome dos colegas. Varra de sua vida a fofoca.
Ø Não se omita. Assuma seus erros. Quando perceber alguma coisa errada, procure ajudar a consertar.
Ø Informações confidenciais não devem sair da empresa em hipótese alguma.
Ser e manter-se um profissional ético não é fácil de
administrar, principalmente para nós brasileiros que fomos criados sob a
ética da lei de Gerson, do jeitinho, da vantagem
acima de tudo. Socialmente aprendemos que é preciso fazer o correto,
mas na informalidade impera a idéia de que não há nada de errado em
levar vantagem. Há corruptos em outros lugares do mundo, mas no Brasil
pequenos delitos são apoiados e até elogiados por amigos e pela família.
Agir eticamente sempre foi e será uma decisão pessoal. Nunca se
esqueça, porém, de que esse costuma ser um caminho sem volta. Para o bem
ou para o mal.
Muito bom!!
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