quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Entendendo a Dinâmica de Grupo

Quantos de nós já participou de Processos Seletivos e teve que encarar a tão temida "Dinâmica de Grupo?" Pois é, é preciso conhecer um pouco como funciona esse processo para que sejamos bem sucedidos em busca da vaga concorrida.

As dinâmicas de grupo  são atividades que possibilitam ao recrutador conhecer um pouco de cada candidato, para que ele tenha maiores e melhores recursos no momento de selecionar o perfil mais adequado para uma determinada vaga. São realizados vários exercícios, geralmente com as pessoas acomodadas em um semicírculo, para que todos fiquem relaxados e despojados, prontos para serem avaliados.
Geralmente os pretendentes ao emprego têm que estar aptos a encarar os obstáculos e desafios que lhes são propostos, simbolizando-os através da elaboração de publicidade empresarial, atos dramáticos, exibições públicas, entre outros meios. Os candidatos devem estar atentos a tudo, sempre tentando antecipar o que estão esperando deles, procurando não cometer nenhum deslize. Eles não devem se envergonhar ou se constranger com determinadas tarefas a serem realizadas, mas sim com o objetivo final, conquistar a vaga em questão.
Estas dinâmicas são ferramentas de que o responsável pela seleção dispõe para captar o potencial criativo de cada um, pois além do conhecimento necessário para se enfrentar este momento crucial, é preciso demonstrar criatividade, capacidade de improvisação. Não interessa ao recrutador avaliar apenas o saber intelectual dos candidatos, mas também a inteligência emocional deles, qual a sua mentalidade, seus sentimentos, como é a vida destes pretendentes, quais os seus problemas mais incisivos.
As dinâmicas visam igualmente levar os candidatos a refletirem sobre o processo de seleção, implementá-lo, transmutá-lo e renová-lo, integrando a ele novas dimensões. As técnicas utilizadas nestes encontros em grupo permitem às pessoas envolvidas liberarem o potencial criador e transformador que muitas vezes se encontra adormecido dentro de cada um, possibilitando assim que o aprendizado, em todos os sentidos, flua mais livremente entre eles, neste mecanismo de racionalização coletiva e, justamente por isso, enriquecedor. As pessoas se transformam, nesse momento, em sujeitos do conhecimento.

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