quarta-feira, 27 de junho de 2012

Diário de um Líder




Diário de um líder
Diário de um líder
De uma forma irreverente e bem-humorada, Luciano Pires fala sobre a arte de liderar, desde aquele que não tenha tanta vocação, até aquele que nasceu para isso.



















Autor: Pires, Luciano
Editora: Original




- Eu sou um líder!

Dito assim, na lata, parece arrogante, não é? Afinal, quem é esse sujeito que está “se achando”? Costumo dizer que “a ocasião faz o líder”. A questão da liderança não está restrita ao mundo dos negócios, às forças armadas, ao time de futebol ou a outros empreendimentos que exigem que alguém comande alguém. Aliás, a coisa começa aí: “comandar” tem muito pouco a ver com “liderar”. “Influenciar” é o termo ideal. 

Liderança é atributo natural. Mesmo que você passe a vida toda como um humilde empregado recebendo ordens do chefe, talvez um dia você se case e constitua família, e então se verá sendo o líder de sua família, de seus filhos. Promovendo uma festinha de aniversário, arrecadando dinheiro para as vítimas da enchente, organizando um bolão ou uma rifa, convidando a turma para ir pra balada ou simplesmente para jogar uma pelada no sábado pela manhã, todos esses momentos exigem alguém para exercer a função de liderança.

Algumas pessoas dão a impressão de que nascem preparadas para serem líderes, outras não. Mas todas tem o potencial para liderar. A questão é como fazer para destravar esse potencial. E nada melhor que começar com um pouco de teoria, definindo o que é essa coisa chamada liderança: “Liderança é a habilidade de inspirar e provocar as pessoas a fazer acontecer.” Em mais de 30 anos de carreira liderando equipes, vi gente sair lá de baixo para atingir o topo e vi gente sair do topo para rolar ladeira abaixo. Mas se em todos os momentos a capacidade de liderar foi preponderante, a lição mais importante talvez tenha sido a mais singela: a capacidade de avaliar se quem lidera você está servindo como guia, alavanca e suporte ao mesmo tempo.

Sempre brinco com os jovens que vem me pedir conselho, usando o termo “chefe” com alguma ironia:

- No fim das contas, só uma pessoa pode prejudicar sua carreira: o seu chefe. É ele quem tem o poder de elevar ou derrubar, de inspirar ou frustrar, de provocar ou desmotivar, de instigar ou conformar. Por isso, fique de olho nele. Decidir rapidamente se vale a pena investir seu tempo, energia e esforços em seu chefe é um dos principais parâmetros para quem quer construir uma carreira bem sucedida. Se seu chefe é um pocotó, caia fora. Mude de área, de emprego, de cidade, de país. Fuja do medíocre!

Muito bem. Os parágrafos acima são um grande jabá: fazem parte de meu novo livro, DIÁRIO DE UM LÍDER, que deve chegar às livrarias nas próximas semanas. Nele relato dezenas de histórias que vivi ou sobre as quais tomei conhecimento e que deixaram muito claro que liderança é mais que dar ordens. É mais que dar exemplos. É mais que orientar. É mais que motivar. É mais que intimidar. É mais que ensinar.

Liderança é saber liberar conscientemente uma força interior que contamina as pessoas. 

Diário de um Líder. Logo mais, em uma livraria perto de você.

Luciano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário