sexta-feira, 15 de junho de 2012

Construa sua Marca Pessoal



 Hoje já é de conhecimento de todos que ter uma boa marca pessoal é extremamente importante. O mercado está cada vez mais competitivo e você precisa encontrar um meio de mostrar que tem algum diferencial. Uma boa solução para isso pode ser promover sua marca pessoal nas redes sociais. Com elas, você pode ter contato direto com empresas, marcas e profissionais experientes que poderão (quem sabe um dia) te ajudar de alguma forma.
Para que você consiga ter uma boa imagem nesse meio, há algumas atitudes e precauções que deve tomar.
Crie um perfil para sua marca
Se você escolheu utilizar as Redes Sociais para ter relacionamentos profissionais, assuma uma postura profissional e cuidado para não comprometer o seu objetivo. Seja claro e objetivo ao falar sobre você em seu perfil, “about me” ou bio. Não diga que você é “Especialista em Mídias Sociais” se você não é. Sinceridade e transparência acima de tudo. É isso que o mercado procura.
Escreva corretamente
Quando você resolve participar de uma rede social, você deve ter uma coisa em mente: escrever bem é essencial. Passe sua opinião da forma mais clara possível. Entenda que você está escrevendo para pessoas que podem facilmente entender errado o que você mencionou. Portanto, quando for escrever, leia e releia, analise se está claro e se está coerente com seus pensamentos. Outra boa dica é passar seu texto em algum editor como o Word antes de publicá-lo, evita alguns erros de digitação e/ou gramaticais.
Prefira qualidade à quantidade
Hoje, vejo no Twitter pessoas postando sobre tudo que fazem durante o dia. Se vão ao banheiro “tweeta”, voltou, “tweeta”. Filtre ao máximo o que vai “falar”. A não ser que você seja o @aplusk, opte por coisas relevantes para seus seguidores. Outro ponto importante: você não precisa (nem deve) estar em todas as redes sociais. Observe onde o público que você quer atingir está e foque nisso. Lembre-se que é melhor ter perfis em 2 ou 4 redes sociais, mas que sejam ativos, do que 15 sendo “empurrados com a barriga”.
Tome cuidado com as comunidades
Evite entrar em comunidades que possam vir a criar uma imagem ruim de você. Por exemplo: “A arte de morcegar”, “Sobrou mês no fim do salário”. Foi-se o tempo em que as empresas não estavam de olho nisso.  Então, se você pretende construir uma boa marca pessoal, esse é um fator com o qual você deve tomar muito cuidado.
Tome cuidado com o que escreve
Como já disse antes, pense bem antes de escrever. Se for criticar, ou reclamar, o direito é seu, mas veja se suas críticas têm fundamento. Não há nada mais chato e infantil do que pessoas que reclamam de tudo e de todos sem fundamentos.
Evite falar sobre coisas que não gerem nenhum valor a seus seguidores, as pessoas podem criar uma imagem ruim de você, o que poderá a vir te atrapalhar futuramente. Nessas horas o bom senso é sempre bem vindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário