segunda-feira, 11 de junho de 2012

Seu corpo fala na hora da entrevista


Conheça o certo e o errado da linguagem corporal e não envie nenhuma mensagem errada ao seu entrevistador.
Por Clarissa Janini
Mais do que palavras, gestos e sinais podem revelar os verdadeiros sentimentos e sensações de uma pessoa quando interage com os outros - se está à vontade ou não, se está dizendo a verdade ou não, etc. Durante a entrevista de emprego, mais do que nunca, é importante estar atento a todos os seus movimentos corporais e expressões faciais para transmitir uma boa impressão ao entrevistador. É bom lembrar que os recrutadores são treinados para detectar e captar os mínimos detalhes de suas atitudes - positivas ou não. O importante, no final das contas, é transparecer que está seguro e preparado para enfrentar a situação. Para não escorregar, siga as dica abaixo:
Equívocos mais comuns e que devem ser evitados na hora da entrevista:
Braços cruzados - Essa atitude revela descontentamento e falta de conexão com o outro. Em outras palavras, fecha o canal de comunicação entre você e o recrutador - e isso vale também para pernas e mãos.
Segurar bolsa ou caneta - Qualquer objeto que você estiver segurando durante a entrevista estará servindo como um "amuleto da sorte", o que, para o selecionador, irá demonstrar insegurança.
Olhar para baixo - Não olhar nos olhos do entrevistador é o erro mais freqüente dos candidatos. Deixar de encará-lo pode revelar medo e falta de confiança.
Sentar-se na beirada da cadeira - Indica desconforto e vontade de ir embora o mais rápido possível. Não é a impressão que você deseja passar para o empregador, certo?
Mexer braços e pernas em demasia - É uma resposta natural do corpo quando se está nervoso e ansioso. Evite, também, "tiques" e "cacuetes", como passar a mão a toda hora no cabelo. Por outro lado, ficar totalmente estático não é a melhor opção. Você é um produto que tem vida.
Soluções que devem ser aplicadas:
Sente-se no encosto da cadeira e incline-se um pouco para frente - Você se sentirá automaticamente mais seguro e relaxado. Inclinar-se para frente irá demonstrar ao selecionador uma atitude positiva com o momento
Repouse os braços no apoio da cadeira - Isso evitará que você cometa os erros descritos acima. Se a cadeira não possuir apoio, é só pousar as mãos sobre as pernas - sem cruzar os braços, claro.
Olhe nos olhos do entrevistador - Ao encará-lo de frente, você transmitirá confiança e criará empatia. Outra dica é movimentar a cabeça e a sobrancelha de forma a mostrar que você está entusiasmado com a conversa.
Sintonia de movimentos - Procure sincronizar seus gestos e movimentos com os do selecionador - esta técnica, denominada "rapport", ajuda a criar maior sinergia e envolvimento com o outro.
Dicas especiais
Antes da entrevista - Se você for tímido e estiver muito ansioso para a entrevista, procure se alongar momentos antes de conversar com o recrutador. "Se não estiver se sentindo confortável, vá ao banheiro e faça um alongamento", diz Priscila. Controlar a respiração também é um ótimo recurso para ficar mais relaxado.

Ao final da entrevista - É imprescindível que, ao cumprimentar o entrevistador, você dê um aperto de mão firme e confiante. A dica aqui é, ao final da conversa, apertar a mão ainda com mais firmeza - sem machucá-lo, é claro. Isso irá demonstrar que você sentiu confiança na entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário