sexta-feira, 22 de junho de 2012

A Meta e a Jornada


Eu já falei sobre a importância de se ter metas na vida em diversos posts, é realmente algo que considero essencial para a pessoa dar um próximo passo na sua vida. Se você não sabe o que quer conquistar, fica sujeito as circunstancias do momento e isso realmente é que frustra.
Tenho vários amigos executivos, bem sucedidos e eu perguntei a um deles o que ele diria que foi a chave para ele ter tido tanto sucesso na sua vida. Ele diz que sem dúvida nenhuma foi a sua obstinação para alcançar o resultado.
Ele é um cara que trabalha muito, não tem tempo pessoal, pouco tempo familiar, muito dinheiro, mas que não tenho certeza se valeu tanto a pena assim (ele não soube responder quando perguntei!!!!). Eu prometi que ia escrever esse post para ele e que pode servir também para outros que querem embarcar nesse caminho, da obstinação pela meta.
Felicidade e sentido de recompensa não são alcançados quando a meta é obtida simplesmente. A jornada que leva até a meta precisa ser recompensadora também.
É sutil esse princípio, mas vital. O objetivo final é fundamental, mas o dia-a-dia, bem vivido, compartilhado, com tempo equilibrado é que faz a meta valer a pena de verdade.
Não adianta se matar para alcançar alguma coisa e quando chegar lá estar tão quebrado que não consegue nem aproveitar. Não adianta ter tanto dinheiro se ele só servir para pagar tratamento médico. Não adianta ter muitos bens se não tem uma família para usufruir.
É a jornada para alcançar a meta que precisa ser muito bem pensada, planejada e equilibrada. Lá na frente, talvez não haja mais tempo de voltar atrás e refazer aquilo que foi quebrado.
Para quem está no meio da jornada, vale se perguntar:
- O que faz você realmente feliz? Como esses momentos estão inseridos no caminho até minha meta? O que posso fazer para ter mais prazer no caminho? “Não é o que me espera do outro lado da montanha, é a escalada!”
Você tem infinitas chances de mudar o seu futuro e nenhuma oportunidade de alterar seu passado. É o hoje vivido com sabedoria e alinhado com o futuro que fará a diferença lá na frente! Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário