domingo, 27 de maio de 2012

Aversão a Internet...essa postura pode prejudicar minha carreira?


Eu não gosto de usar redes sociais nem de fazer parte do mundo virtual. Essa postura pode prejudicar minha carreira?
Há quem diga que a geração Y (nascidos a partir da década de 80) não tem sua revolução, que os seus representantes não lutaram para modificar algo no mundo. Basta analisar rapidamente tudo que está acontecendo ao nosso redor para concluirmos que essa afirmação é um equívoco. O acesso e o uso da tecnologia estão cada vez mais constantes e isso tem modificado – e muito – não só o mundo dos negócios, como também, a nossa vida pessoal. As redes sociais refletem uma tendência de comportamento da sociedade, que é de estender a vida offline para a online, o real para a virtual. E não são o Facebook, o Twitter e o LinkedIn, os responsáveis por essas mudanças e sim, o conceito de viver em rede. Este é um processo sem volta: mudarão as redes e as formas de se conectar, mas viver em rede não será mais uma escolha e sim, um fato.
Podemos entender o incômodo com as redes sociais e é preciso mesmo muito cuidado antes de se expor nesses canais. A cisão entre vida pessoal e profissional já não faz mais sentido em um contexto no qual o acesso aos e-mails de trabalho pode ocorrer via celular, que está conosco de segunda a domingo, dentro ou fora do horário comercial. Mas é possível, estar presente nas redes sociais com o objetivo de interagir e entender como elas impactam a sociedade e o comportamento das pessoas, sem necessariamente ter que compartilhar detalhes e informações da sua vida que você não gostaria. Já tiveram outras tendências de comportamento e outras novas ainda virão, no entanto, acredito que não acompanhá-las e não vivenciar como usuário essa nova maneira de se relacionar e conectar pode prejudicar a carreira.
Conheça cada uma das redes/mídias disponíveis antes de efetivamente começar a usá-las. As mídias são diferentes e cada uma delas tem objetivos e ritmos bem distintos e isso vai influenciar diretamente no conteúdo a ser postado em cada uma delas. Antes de publicar algo, pergunte a si mesmo se falaria isso em um ambiente público; além disso, veja o benefício que aquela postagem trará para a sua rede de contatos. No ambiente digital, cada vez mais, o desconhecido pode se tornar reconhecido por boas idéias ou ações que influenciem outras pessoas, e daí está nascendo uma nova maneira de “networking”.
Sofia Esteves – Post adaptado da Coluna Divã Executivo do jornal Valor Econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário