terça-feira, 15 de maio de 2012

Já escolheu seu COACH?


 
O sucesso da sua carreira depende de você, mas em certos momentos uma ajudinha é necessária. Saiba a quem você pode recorrer nessas horas e como melhorar sua vida profissional


Você já se viu cercado de problemas a serem resolvidos em sua empresa, a ponto de se sentir atarefado ao extremo? Chegou a pensar que não conseguiria dar conta de tudo ou simplesmente não sabia por onde começar? Você vem enfrentando problemas de relacionamento em seu ambiente de trabalho? 

Pois saiba que existe um profissional que está no mercado justamente para orientá-lo e ajudá-lo a encontrar soluções, compartilhar conhecimentos e gerar competências: o coach. Muitas vezes, seu sucesso pode estar dependendo da ajuda deste profissional, que, cada vez mais, é valorizado no mercado. 

O que é coaching? 

coaching é uma atividade que gradativamente vem ganhando força no Brasil. Consiste em dar suporte e treinamento a profissionais que, durante um período considerado crítico em suas carreiras, buscam apoio e orientação, além de novos desafios e objetivos. 

Este período crítico pode se apresentar de diversas maneiras: através de mudança de emprego, mudança de cargo, aquisição de novos desafios e tarefas, problemas de relacionamento no trabalho ou queda de desempenho. O coach deve ser como um modelo e colocar em prática aquilo que está ensinando. 

O que faz o coach? 

O trabalho do coach, geralmente, está focado em atividades como liderança e integração, desenvolvimento de comunicação, gestão do tempo, entre outras. Uma das mais importantes é o desenvolvimento do potencial do profissional - o coachee - que ele está treinando. Através da troca constante de informações e da avaliação dos resultados, cria-se um ambiente de aprendizado entre as duas partes. Como resultado final, o coachee aprende a seguir seu próprio caminho. 

- A atividade do coach acaba englobando o desenvolvimento de várias atividades, entre elas a de um tutor, o que implica ajuda, treinamento e confiança. O coach é a possibilidade do profissional buscar conselhos, indicações, desenvolver suas competências e compartilhar experiências com alguém em quem ele confia – explica a gerente de Desenvolvimento Organizacional da Lucent, Aliete Travitzki. 

Principais características 

"Desenvolver competências" não significa apontar falhas e erros cometidos pelo profissional, mas sim apresentar sugestões de melhorias. E isto requer extrema habilidade. Por isso, o coach deve apresentar uma série de características consideradas fundamentais para o exercício de sua atividade. 

- O mercado exige que os coaches sejam profissionais munidos de cultura empresarial, visão ampla dos negócios e conhecimento do mercado. Em alguns casos, é recomendado que tenha também experiência em desenvolvimento, capacitação de RH e um bom conhecimento do mercado de recrutamento e seleção de média e alta gerência. Estas são as características necessárias para que o coach consiga alavancar competências, sejam elas individuais ou coletivas. Assim, o coach vai conseguir orientar e aconselhar seus clientes e também avaliar seus conhecimentos e habilidades profissionais.







Nenhum comentário:

Postar um comentário