segunda-feira, 14 de maio de 2012



Mercado de trabalho afeta perfil dos universitários




Gabriel Borges
Cursos tecnológicos e voltados para a prática do mercado estão em alta entre os estudantes que ingressam na faculdade
Graduação: Cursos tecnológicos e voltados para a prática do mercado estão em alta entre os estudantes que ingressam na faculdade


O mercado de trabalho está mudando o perfil dos alunos e dos cursos mais concorridos nas universidades. Procurados por oferecerem maior chance de emprego, administração, engenharias, direito, medicina, e principalmente as recentes graduações tecnológicas estão lotando as salas nas instituições de ensino superior da região, enquanto as licenciaturas e cursos menos voltados para o mercado enfrentam dificuldades para formar turmas.
E são os cursos de graduação tecnológica que vêm ganhando cada vez mais espaço nas universidades. Esses cursos tem feito tanto sucesso por oferecerem uma formação superior extremamente focada no mercado de trabalho por menos tempo (em média 2 anos) e com um custo bem menor do que os cursos tradicionais.
- Geralmente os cursos mais tradicionais abrangem matérias de várias áreas. Quem faz Administração, por exemplo, tem matéria sobre economia, recursos humanos e ciências contábeis, mas nada muito aprofundado. O aluno que faz um tecnológico sai um profissional totalmente voltado para área que escolheu.
Os cursos tecnológicos mais procurados são os das áreas de RH (Recursos Humanos), Meio Ambiente e Logística, por suprirem uma demanda grande nas empresas da região.


Pesquisa para escolha
A psicóloga Priscila Maia Angel, Mestre em Psicologia e especializada em Orientação Profissional aconselha uma pesquisa aprofundada antes de se escolher a profissão. Segundo ela, os cursos tecnológicos são uma boa opção e apesar de serem uma tendência em expansão, uma graduação tradicional, mais longa, forma não apenas um profissional, mas ajuda no enriquecimento do intelecto do aluno. "Muitos jovens acabam escolhendo equivocadamente por não saberem tudo sobre a profissão", afirmou a psicóloga.
Segundo Agemêmnom Rocha Souza, coordenador do curso de Administração e do curso de Ciências Contábeis do UniFoa acredita que ao contrário do que se pode imaginar, os cursos tecnólogos "vieram para ficar" e estão provando essa afirmativa com a tendência na escolha de cursos mais voltados para o mercado de trabalho. Ele afirmou que essa tendência deve se expandir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário