quinta-feira, 24 de maio de 2012

Melhor que você mesmo



Desde a Antiguidade, a Regra de Ouro tem sido uma ótima referência moral: “trate os outros do modo como você mesmo gostaria de ser tratado”. É um conceito que existe em praticamente todo tipo de sociedade e credo, e funciona como princípio básico para os relacionamentos interpessoais. É atemporal e universal, mas mesmo assim, com frequencia, costumamos deixá-lo da porta para fora no escritório. Em Melhor que você mesmo - Cresça ajudando os outros a crescer, livro da Editora Planeta, Steve Farber resgata o antigo princípio para trazê-lo à nossa vida profissional. 


Steve Farber, consultor norte-americano de liderança, defende que não basta ser um bom mentor ou apenas comemorar os resultados com a equipe. Ao oferecer não apenas seu conhecimento, mas contatos, rede de influências, experiência, reflexões, conselhos, apoio e tempo, todo mundo vai querer trabalhar para você, porque você fará com que os outros desenvolvam o melhor de si. Por conta disso, você também vai conseguir conquistar qualquer meta estabelecida. O princípio é doe mais, receba mais. Doe ainda mais, receba mais ainda. 

Melhor que você mesmo é uma parábola sobre como os melhores líderes são aqueles que ajudam os outros a se tornarem mais capazes e bem-sucedidos do que eles mesmos. O autor expõe esse argumento por meio da história de um homem que compra uma guitarra e descobre, no estojo, um bilhete esquecido de um professor a uma aluna. Na busca pelos dois, encontra pessoas que praticam o princípio do mais que você mesmo. Steve Farber ilustra sua ideia a partir de três princípios, e nos ensina a colocá-los em prática: 

Desenvolva-se: antes que possa ajudar os outros a melhorar, você precisa melhorar a si mesmo. É uma questão de ampliar seus conhecimentos, experiências e competências e se conectar com as pessoas para ajudá-las a fazer o mesmo. 

Entregue-se: conhecimento é poder, mas apenas se você estiver disposto a compartilhá-lo gratuita e generosamente. 

Passe adiante: ensine os outros a fazer exatamente aquilo que você fez por eles.

Os pais costumam compreender estes conceitos intuitivamente, na medida em que criam e educam seus filhos, assim como bons professores ou treinadores. Agora, Steve Farber nos fornece subsídios para por em prática tais conceitos em todos os aspectos de nossas vidas. Melhor que você mesmo é um convite a aplicar a Regra de Ouro a cada relação, pessoa e empresa por onde passamos, rumo ao sucesso. 

Sobre o autor
Steve Farber é presidente da Extreme Leadership, Inc., empresa dedicada ao aperfeiçoamento e desenvolvimento de lideranças. Foi vice-presidente e porta-voz oficial da The Tom Peters Company, organização da qual hoje é membro. Ele vive em San Diego, na Califórnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário