domingo, 27 de maio de 2012

FIQUE LIGADO!!

Quando me pedem para escrever uma redação sobre quem sou eu, o que querem saber?
Em um processo de seleção, quando é solicitada uma redação, normalmente buscamos avaliar o seu nível de conhecimento no idioma português. Isso significa que será avaliado como você se expressa do ponto de vista gramatical, ou seja, verificamos se você não comete erros de acentuação, pontuação e concordância.
Com a análise da redação, também é considerado se você escreve um texto coerente, com introdução, desenvolvimento e conclusão e se o conteúdo foi bem elaborado. O importante é saber como você se expressa, se mostra clareza e objetividade. Algumas empresas podem utilizar a redação também como material para análise grafológica (análise do comportamento através da escrita). 
Quando já é dado o título “Quem sou Eu”, é porque queremos conhecer você um pouco melhor, sua história de vida, suas conquistas, seus desejos. Por isso não fique preocupado fantasiando sobre o porquê desse título. É simples assim: só queremos conhecê-lo melhor e ao mesmo tempo conseguir avaliar o seu português, afinal dominar a língua e se expressar bem são essenciais para qualquer profissional.
Certa vez, uma candidata fez uma redação com o tema “Quem sou eu” e fiquei muito surpresa, pois ela abordou sua própria vida em um formato diferente do que estávamos acostumados a ler. Ela havia morado algum tempo em Belém, no Pará, e descreveu como foi a sua experiência de morar nessa cidade. Enfatizou a natureza e os animais de estimação peculiares com os quais ela conviveu na época, além disso, mostrou a importância dessa vivência na construção de seus valores. Dessa forma, conseguiu focar um lado muito interessante de sua vida e falar sobre si mesma de uma forma criativa.
Então, quando for necessário fazer uma redação com o tema “Quem sou eu”, não fique angustiado, é só caprichar no português e mostrar, pela escrita, um pouco de quem você é!

Nenhum comentário:

Postar um comentário