domingo, 27 de maio de 2012

Você aceita críticas?



Pesquisa feita pela Revista Isto É, revela que 66% das pessoas reagem muito mal ao receber uma avaliação desfavorável. Quer saber se você é uma delas e como administrar?
Ninguém gosta de receber críticas, independente de onde esteja: no trabalho, em casa, num bate papo com os amigos ou em qualquer outra situação. É admirável quando conhecemos alguém que realmente consegue enxergar o lado positivo da crítica. No mundo corporativo, as críticas ganharam um apelido que reflete um curioso eufemismo: Feedback Negativo.
Ilona Jerabek, Psiquiatra, explica que normalmente quem está na posição de “oferecer” a crítica, não sabe como fazer, o que acaba gerando exemplos práticos de gestores que abusam do poder hierárquico e misturam diferenças pessoais e profissionais.
O estudo conduzido pelo Instituto Canadense PsychTests, revelou que desses 66% que reagem mal ao receber uma crítica, parte fica remoendo o tal “feedback negativo”, outra parte acredita que quem criticou fez por raiva ou inveja e outra perde a motivação para trabalhar. E isso tem solução? Sim. Com o tempo, segurança e maturidade, muitas pessoas passam a enxergar o feedback como uma grande oportunidade de desenvolvimento e possibilidade de conhecer a percepção dos demais. O neurocientista, especializado em comportamento, Marcello Árias Dias Danucalov explica: “Até a mais dura das críticas pode e deve ser aproveitada”.
E você, sabe como lidar com as críticas? Quem sabe as suas respostas às perguntas abaixo podem sinalizar se você faz parte ou não desses 66%.
  • Quando você comete um erro, se incomoda que ele seja percebido e trazido à tona?
  • Quando criticado não consegue deixar de pensar “sou incompetente”?
  • Você se sente ofendido quando suas idéias e sugestões não são aceitas?
Enfim, nem todas as críticas devem ser absorvidas sem reação. Lute pelo que acredita! Só não esqueça que como você se defende também faz diferença. Aproveite bem as críticas que realmente podem potencializar o seu desenvolvimento, continue acreditando em você e corra atrás dos seus objetivos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário