segunda-feira, 30 de abril de 2012

Avaliação de Desempenho


O objetivo principal da avaliação de desempenho é conhecer o “homem” que está dentro da organização, através da maior ou menor eficiência no trabalho. Toda empresa que efetuar este procedimento deve ter consciência de que esse treinamento não se findará antes de dois ou três anos. A cada nova avaliação o supervisor irá descobrindo novos elementos e aperfeiçoando-se na tarefa de usar critérios justos e eficientes.
Avaliar o desempenho é apreciar sistematicamente um subordinado, a partir do trabalho feito, segundo as aptidões e outras qualidades necessárias à boa execução de seu trabalho. Avaliar o desempenho é saber o quanto um funcionário dá de si ao executar seu trabalho.
A experiência de trabalho nos mostra que cada indivíduo é diferente do outro. Por isso, nem todos executam os mesmos trabalhos, ou, ainda, cada um deles apresenta uma atitude individual no serviço. Concluimos que os subordinados não podem sofrer o mesmo tipo de tratamento.
Para conhecer bem as pessoas é necessário:-
ser observador arguto:- distinguir falta de capacidade, má vontade, falta de treinamento, etc.;
ter boa memória:- não se impressionar com acontecimentos recentes;
ser imparcial:- esta avaliação não é um acerto de contas, é um relatório sobre a atividade de alguém, portanto evite antipatias ou simpatias pessoais para não cometer injustiça.
Além disso é necessário conhecer o trabalho, pois não podemos concluir se ele está sendo bem ou mal executado se não sabemos do que consta um serviço. É necessário sempre idealizar o melhor tipo de funcionário para aquela função, isto é, quais as características que ele deverá ter.
A avaliação de desempenho quando bem utilizada é útil a todos, mas quando mal utilizada, além de perder o seu interesse, pode ocasionar graves desastres. Todos nós temos o hábito de estar sempre comparando e valorizando mentalmente ou outros, mas avaliá-los por escrito não é fácil.
Importância da avaliação de desempenho para os seguintes interessados:-
empresa:- conhecendo seu pessoal, poderá tirar dele um melhor e maior rendimento;
avaliador ou chefe:- reafirmará sua autoridade, usando um critério justo e seguro;
empregado:- conhecendo as suas qualidades e pontos fracos, ficará mais seguro quanto ás suas chances de carreira na empresa.
É preciso instruir e preparar o pessoal para a avaliação de desempenho, debelando as dúvidas e removendo a ignorância, podemos garantir o sucesso da aceitação do novo projeto, se ele for útil à empresa toda. Isto só será possível se agirmos da seguinte forma:- sendo oportuno, esclarecendo, sendo flexível e impondo; atendendo a isto estaremos prontos para a prática da avaliação de desempenho.
A Ficha de Avaliação de Desempenho é um instrumento que precisa ser bem utilizado para dar bons resultados, para isto ela precisa ter uma confecção exata e um uso adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário