segunda-feira, 30 de julho de 2012

Dez Motivos Excelentes Para Você Estudar Mais


Dez Motivos Excelentes Para Você Estudar Mais
Como se sabe, o mercado de trabalho está cada dia mais competitivo, e para permanecer no páreo, o profissional deve levar à sério os estudos para não correr o risco de ficar para trás. E para demonstrar o quanto estudar é essencial, eis dez motivos para você considerar.
Motivo 1: Estudo = Emprego
Para cada 100 pessoas desempregadas 9 estudaram até a 6ª série. Para cada 100 pessoas  desempregadas 2 acabaram a faculdade (15 anos de estudo). Para cada 100 pessoas desempregadas apenas UMA tem pós-graduação (17 anos de estudo). Se você acabar a faculdade e fizer imediatamente um curso de pós-graduação, a possibilidade de você ficar desempregado é quase ZERO.

Motivo 2: Estudo = Bom Salário
Quem estuda mais, ganha mais. As pessoas desempregadas são na sua grande maioria pessoas sem qualificação profissional e intelectual. Em função disto você precisará fazer cursos de MBA, especialização, mestrado, doutorado… e para cada nível alcançado seu salário aumentará mais um pouco.

Motivo 3: A cada dia que passa, maior é a expectativa de vida
A cada dia que passa a população brasileira e a população mundial envelhecem mais. Lembre-se: você também está envelhecendo. O homem vive quase três vezes mais do que vivia há 100 anos atrás. Para quem ultrapassou o ano 2000 com 30 anos existe uma expectativa de vida de mais 100 anos. 130 ANOS DE VIDA! Imagine alguém com 40 anos de vida e sem contato com as novidades que vão surgindo todos os dias, sem uma formação intelectual permanente e fora do mercado de trabalho. O que está pessoa fará por mais 90 anos?? Portanto, estudar é algo que depois que se começa, nunca mais se deve parar, pois com isto você sempre será empregável.

Motivo 4: Seja empregável e não empregado
A pessoa que estuda e que está bem formada ela se torna uma pessoa EMPREGÁVEL. O importante é que sejamos EMPREGÁVEIS, pois isto nos dá condições para estarmos empregados. As empresas e as organizações querem empregar pessoas com autonomia intelectual: pessoas inteligentes, esclarecidas e que tenham condições não só de resolver problemas, mas de fazer com que eles não apareçam.

Motivo 5: A atividade intelectual provoca e melhora a saúde mental
As pessoas que possuem uma atividade intelectual regular e permanente têm menos possibilidades de manifestarem doenças que apresentam sintomas de degeneração do sistema nervoso. Pessoas que vêem muita televisão são mais propensas à manifestação da doença de Alzheimer. Se você mantiver uma atividade intelectual ininterrupta durante toda sua vida, você terá mais chances de viver uma velhice lúcida.

Motivo 6: A atividade intelectual aumenta o aprendizado
Se você sabe estudar, sabe aprender. Se você se encontra em contínua situação de aprendizagem você terá condições de se adaptar às novas situações de trabalho que surgem e se alteram continuadamente Adaptabilidade e aprendizagem rápida: duas exigências do mercado de trabalho.

Motivo 7: A atividade intelectual X atualidade
Se você PARAR de estudar, em muito pouco tempo você estará desatualizado. E poderá se sentir um homem pré-histórico. Talvez você sirva para peça de museu. Para cada ano parado você vive um atraso intelectual de uns cinco anos.

Motivo 8: Estudo e aprendizagem continuada
O banco da universidade está ocupado por pessoas que vão dos 17 anos até os 65, 70 anos. Acabar a faculdade não é encerrar seu período de formação. Depois é necessário fazer especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado…

Motivo 9: O estudo e o mercado de trabalho
Com qualquer área de formação universitária e com as devidas especializações você poderá fazer uma infinidade de coisas. Basta ter criatividade. Você poderá exercer as atividades tradicionais da sua área, poderá ser consultor, fazer palestras, cursos livres, desenvolver projetos, ser pesquisador, dar aulas na universidade…

Motivo 10: Apaixone-se pelo seu estudo
Quem é apaixonado pelo estudo e gosta de estudar, de ensinar, de estar mergulhado nos livros, tem um campo de trabalho cada dia mais promissor e com poucas possibilidades de saturação: o ensino superior. As faculdades estão crescendo exponencialmente e há uma falta tremenda de professores titulados e com formação adequada para o ensino superior.

Se você tiver pelo menos o mestrado é praticamente IMPOSSÍVEL você estar desempregado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário