segunda-feira, 23 de julho de 2012

As OPORTUNIDADES não escolhem você. VOCÊ escolhe as OPORTUNIDADES



Oportunidade é uma palavra transformadora, porém pouco entendida, muitas pessoas vêm à oportunidade como um presente do destino, e para outras nada mais é do que sorte, algumas vezes pode até ser assim, mas não deve ser vista como tal, oportunidade é bem mais que isso, para que simplesmente deixemos por obra do acaso.

Em nosso dia a dia devemos perceber a oportunidade como algo que pode ser modificado, adaptado e criado, é captar tendências, fenômenos gerados pelo ambiente, e transformá-los em conseqüências vantajosas, em um resultado previsível e positivo.Alguém uma vez me disse que oportunidade não dava em árvore, bem, tudo depende de como vemos a árvore, e de como ela estar inserida em nossas vidas, vejamos: o que podemos obter de vantagens com uma árvore? Bom! Se ela for frutífera, nos oferece o alimento, e se estiver em nosso quintal, melhor ainda, podemos fazer a polpa do fruto e vender para os vizinhos, ou fazer picolés, e tudo que a imaginação permitir, e no fim do dia, um descanso embaixo de sua sombra, não é nada mal; se por ventura a árvore estiver na rua e esta for muito movimentada, nos dias quentes a sua sombra pode ser aproveitada para montar uma barraquinha de refrescos e ainda ganhar uns trocados.

Olha quantas vantagens uma árvore nos oferece, quantas oportunidades foram detectadas, que podem mudar de acordo com o tipo de árvore, tipo de fruto, da sua localização, se pequena ou grande, enfim, variáveis que podem ser percebidas, analisadas e aproveitadas. Realmente as oportunidades não nascem em árvores, mas podemos fazer da árvore uma oportunidade. Por isso nunca devemos limitar o nosso campo de visão, e sim, expandi-lo, para melhor visualizar as possibilidades em todos os seus sentidos.

A curiosidade, a busca pelo saber, a inteligência, não é um privilégio de poucos, ou sorte de alguns, são características pertencentes a todas as pessoas, então porque fazer da oportunidade algo aleatório aos nossos desejos, se somos suficientemente capazes de produzi-las?
Esperar uma oportunidade cair do céu, realmente é contar com muita sorte. Então, esperar por quê? Esse é um grande defeito, esperar que as coisas aconteçam, para se tomar uma atitude, experimente tomar uma atitude para ver o que acontece. O ser humano tem grande dificuldade de sair de sua zona de conforto, o conformismo não é uma solução, e sim um problema, que nos impede de agir, criar, e às vezes até mesmo de pensar, limitando a nossa capacidade de transformar. 
As pessoas precisam entender que as oportunidades estão por toda parte, mas elas não chegam sozinhas, é preciso correr atrás, estudá-las, entendê-las, buscar respostas, inventar e reinventar, saber aproveitar tudo que está ao seu redor. Outra coisa muito importante é acreditar que é capaz, é confiar em si mesmo, é correr atrás das informações, é conectar-se com o mundo, o conhecimento é a porta de entrada para as grandes oportunidades, para pessoas assim não é muito difícil encontrá-las, e elas estão em todos os lugares.
Oportunidade não é um jogo de sorte ou azar, é mais uma questão de atenção, preparação e inteligência. Oportunidades são acontecimentos que podem ser transformados em vantagens, em virtude do isolamento de fatores pela inteligência, organizados de acordo com a vontade de utilização.
Na vida, devemos aprender a reconhecer as oportunidades e entendê-las, para que também possamos ter a capacidade de criá-las, e assim fazer delas um sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário