terça-feira, 31 de julho de 2012

Você é uma pessoa Resiliente?


Você é Uma Pessoa Resiliente?
A Dor é inevitável, o Sofrimento é opcional.
Carlos Drummond de Andrade

Nas empresas, escolas, e até na imprensa tem se falado e valorizado muito as pessoas resilientes. Ou seja, a Resiliência vem sendo praticada no desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Mas afinal o que é ser Resiliente ou ter Resiliência?.

A palavra Resiliência vem do latim RESILIO, que significa “voltar ao normal”.
A psicologia denomina o termo Resiliência como uma capacidade que certas pessoas têm de sofrer fortes pressões ou situações de grande estresse e não quebrar-se emocionalmente. Ser resiliente é uma qualidade e precisa de atitude para enfrentar as pressões e adversidades do cotidiano.

O profissional resiliente não aceita o medo, a tristeza e a raiva. Estes são sentimentos que paralisam a pessoa, impossibilitando-a a uma retomada de ação. Os resilientes são capazes de vencer as dificuldades e os obstáculos, por mais fortes e traumáticos que sejam. Pode ser desde a morte de alguém muito querido, um desemprego inesperado, a separação dos pais, a repetência na escola ou uma catástrofe.
Você está se vendo no espelho? Lembrou-se de alguma situação em que agiu como um resiliente e não sabia que possuía esta qualidade? Acredito que todos nós, em vários momentos de nossas vidas, querendo ou não, precisamos ser resilientes para poder sobreviver.
Focando um pouco no mercado corporativo, diferentemente do que muitos imaginam, o estresse hoje vem sendo analisado nas mais diferentes áreas e setores do mercado de trabalho, estando presente nos mais distintos níveis hierárquicos, intensificando-se na medida em que aumentam as cobranças, pressões, etc. O mercado procura profissionais que saibam trabalhar sob pressão, pois possuem flexibilidade para moldarem-se a cada situação de obstáculo e desafio. Quanto mais resiliente, maior será o seu desenvolvimento pessoal. Isso o torna uma pessoa mais motivada e com capacidade de contornar situações que apresentem maior grau de tensão.
Em algumas empresas vem sendo considerada uma competência importante a ser desenvolvida, deixando de lado um pouco o tema Liderança (tão falado anteriormente).

As mulheres têm um melhor preparo cognitivo, afetivo e comportamental para lidar com as adversidades em seus diversos papéis (mãe, filha, avó, esposa, amante, profissional, etc.).
Como diz uma grande amiga, ser Resiliente ou ter Resiliência é uma arte – a arte de enfrentar as dificuldades, levantar a poeira e dar a volta por cima. Mas vou dizer uma coisa, não é nada fácil praticá-la. Precisa-se de muita Competência, Coragem, Persistência e principalmente Alegria de Viver.
Marlene Baldin

Nenhum comentário:

Postar um comentário