segunda-feira, 30 de julho de 2012

Já passei dos Quarenta, e agora?


É bem verdade que as organizações estão de olhos bem abertos a procura de gente “sangue novo” que esteja disposta a mostrar serviço, embora muitas vezes oriundas de recém formação na graduação ou curso técnico, com mínima experiência. As empresas acabam sempre se rendendo a essa turma, pois além da proposta da uma mão de obra mais em conta, a empresa possivelmente ganha com a questão em relação a motivação do novo colaborador que recebeu a oportunidade. A cada semestre as instituições jogam no mercado muitos profissionais nesse perfil, aumentando cada vez mais a concorrência, principalmente para quem passou dos 40 anos.
Mas isso não quer dizer que idade – dos quarenta em diante – atrapalhe. Não mesmo. Porem é interessante para quem passou dos 40 seguir as dicas abaixo, que são:
Demonstre sua experiência
Um dos grandes diferenciais na maioria dos candidatos que passaram dos quarenta é a experiência adquirida na carreira. A dica é justamente esse profissional destacar toda sua bagagem de maneira clara e com riqueza de detalhes, fazendo transparecer a seus indícios de competência e qualidades, sem contudo desmerecer o fator motivação, tão presente na turma mais jovem.

Reciclagem
A experiência jamais poderá inibir o profissional de buscar mais conhecimento e informações sobre sua área de atuação. Como as mudanças são rápidas e dinâmicas, o quarentão deve estar atento a tudo ao seu redor, se reciclando, aprendendo novos e modernos processos. Não exclua a possibilidade de aprender com os jovens.

Currículo
Basicamente o currículo de quem já passou dos quarenta tem a mesma estrutura e um currículo normal, apenas gostaríamos de deixar duas dicas. A primeira, é que o candidato evite a princípio colocar a idade no CV, isso pelo fato de que a idade possa suar aos ouvidos do entrevistador como um candidato caro na relação salário X experiência. Já na segunda, poderá também ser evitado no CV a descrição de muitas passagem por empresas, podendo assim constar no máximo as últimas três ou quatro, que sejam mais contundentes com a vaga em questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário