domingo, 1 de julho de 2012

Imagem Profissional nas Redes Sociais





Ninguém duvida da importância das redes sociais e do espaço que elas passaram a ocupar na vida das pessoas. Muita gente, entretanto, ainda está patinando no uso das redes, confundindo o que é público e particular — ou profissional e pessoal. Quem pensa em usar as redes sociais como uma ferramenta de apoio a uma estratégia de carreira deve ficar bastante atento ao que publica em seus perfis. Nesta edição, três integrantes da Rede Gestão dão sua opinião sobre o tema.


Bruno Queiroz, sócio da Cartello

(bruno@cartello.com.br | @bqueiroz)

Cuidado Com o Que Diz


          Ao contrário do que muita gente pensa, a internet não é uma terra sem lei, onde é possível expressar qualquer tipo de opinião sem que haja nenhuma consequência. É preciso ter muito cuidado com o que se diz nas redes sociais, pois qualquer conteúdo ou informação, mesmo estritamente pessoal, pode ganhar repercussão, afetando negativamente a imagem do profissional.

          Todos lembram o caso da estudante paulista Mayara Petruso — processada pela OAB pelos comentários ofensivos contra os nordestinos postados em seu perfil no Twitter e no Facebook após o resultado das eleições. Por seu caráter racista e preconceituoso, o post de Mayara foi um caso extremo. Mas serve como reflexão.
          Muita gente costuma postar conteúdos em seus perfis pessoais sem lembrar que eles serão lidos pelo chefe, por colegas de trabalho, clientes e mesmo por possíveis empregadores em processos de seleção, prática hoje muito comum. Portanto, a recomendação é ter bom-senso na hora de publicar os posts. Cuidado especial com opiniões polêmicas ou preconceituosas, informações estratégicas ou sigilosas da empresa, comentários sobre colegas de trabalho e outros conteúdos que possam ser considerados inadequados, trazendo problemas para o usuário.




Eline Nascimento, sócia da ÁglisRH


Limite Entre o Privado e o Público

          As redes sociais são hoje um aliado importante para a carreira. Checar o perfil do candidato no Facebook para avaliar sua postura e interesses se tornou uma prática comum nos processos seletivos. Além disso, mídias sociais profissionais como o LinkedIn têm se consolidado como uma ferramenta muito eficaz para a prática do networking, ajudando o profissional a obter uma colocação ou a se reposicionar no mercado de trabalho.

          Manter um perfil nas redes sociais, sobretudo nas profissionais, dá mais visibilidade e pode colaborar para aumentar a empregabilidade do candidato. É importante manter as informações sempre atualizadas e participar de grupos de discussão, bons tanto para o desenvolvimento pessoal como para a ampliação da rede de relacionamento. 

          Um aspecto relevante no uso das redes sociais, nem sempre percebido pelos profissionais, é o fato de que elas nos levam a uma grande exposição, na qual a mistura das esferas pessoal e profissional pode causar alguns arranhões na imagem. O ideal é tomar alguns cuidados para preservá-la. Deve-se evitar, por exemplo, fotos de sunga ou biquíni, relatos de farra envolvendo bebidas, entre outras formas excessivas de exposição. Cuidado também com palavrões e citações preconceituosas, quesitos bastante observados nos processos seletivos.
          Uma boa dica é: lembre-se que algo privado, que você não divulga em todos os ambientes, também não deve ser postado em seu perfil. Temas que só seriam tratados em conversas reservadas aos mais próximos devem se manter longe das redes sociais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário